29 de junho de 2016

Reading Right Now: José Saramago - Memorial do Convento

Eis que imensos e variados dias depois me vejo de regresso às lides do meu querido blog. Efectivamente não tenho uma boa razão para ter estado ausente. Talvez preguiça possa ser nomeada, ou o facto de ter andando mais concentrada em ver jogos de futebol, à paixões que precisam de ser alimentadas, ou com menos vontade para isto tudo. Já disse preguiça? Pois bem, também pouco importa porque cá estou de novo e com uma das obras mais fantásticas da literatura portuguesa, pelo nosso e querido Saramago, Memorial do Convento.

Em verdade, eu já devia ter lido este livro há muitos anos, que é como quem diz, quando tive essa obrigação aquando da minha formação académica. No entanto eu sempre fui reticente a ter de ler livros por "obrigação", porque apesar de adorar ler, e ser efectivamente um dos meus hobbies favoritos, só gosto de o fazer por gosto, vontade, e não por obrigação, pelo que na altura fiquei-me por alguns resumos para resolver o assunto e só agora anos mais tarde resolvi dedicar-me a ler a obra toda.

Este é apenas o segundo livro da autoria do Saramago que leio, e depois de ter sido conquistada pelo "Todos os Nomes" que tive muita dificuldade em pousar e em controlar as minhas gargalhadas, a obra-prima (será que lhe posso chamar assim?) que é o Memorial do Convento tem sido uma óptima companhia. Confesso que o humor e ironia do Saramago tornam a sua forma de escrita que é, cativante mas ao mesmo tempo difícil de acompanhar, num autentico prazer de leitura. No entanto é daqueles livros que ou estás mesmo atento ao que lês ou então faz lá o favor de voltar ao inicio do parágrafo porque já está mais que perdido o fio à meada. 

É quase um desafio ler este livro porque apesar de o estar a adorar, nestes tempos de calor em que a minha concentração baixa para sérios 10% eu vejo-me em apuros para manter a leitura desta obra prima de forma consistente. Estou claramente a tentar dizer que o Memorial do Convento tem sido negligenciado e até já me ocorreu interromper a sua leitura para algo mais leve. Mas ao mesmo tempo não quero suspender a sua leitura (que já aconteceu diversas vezes, shame on me) porque senão sei que nunca o vou ler. 

Eis aqui o meu voto para a continuação da leitura deste livro e manutenção da motivação e entusiasmo que é lê-lo ainda que isso exija uma maior concentração por parte da minha mente. 

É isso mesmo, vai ter de ser, vou lê-lo até ao fim. Ou vai ou racha como se costuma dizer!

2 comentários:

  1. Vamo qui vamo, tem que ir, Laurinha :)
    sabes que este é o meu livro favorito de sempre (apesar de ter um capitulo suuuuuuper chatinho ai pelo meio) e por isso estou a fazer muito cheering you on nesta leitura!
    Em que parte estás?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não esta facil ahaha vou na parte em que o padre se vai embora para tentar ir buscar Éter e fica o Sete-Sóis (e a sua Sete Luas :D) a tratar da passarola!

      Eliminar