24 de outubro de 2015

Day 04 - Your Favorite Horror Movie

Esta é, provavelmente, a categoria mais fácil para mim. E assim o é porque, muito francamente, não tenho muito por onde escolher já que filmes de terror/horror não são de todo algo que eu aprecie ou que, actualmente, sequer me dê ao trabalho de tentar apreciar. Porque já o fiz e porque não me convence, é um género cinematográfico que tão simplesmente me passa ao lado. Além disso, devo confessar, que dos filmes de terror que vi, simplesmente, não tiveram efeito nenhum em mim mas isso deve ser consequência do meu cepticismo sempre que, sabe-se lá porquê, vejo um filme deste género.

No entanto devo dizer que a escolha para esta categoria é um filme que aprecio muito. De certa maneira é um filme que em vez do típico cliché de terror que faz parte deste género de filmes (aqui falando no geral, porque não conheço nada por aí além) apresenta antes uma insanidade mental que chega a ser doentia. É um filme doentio por assim dizer, que roçando o terror/horror se torna bastante interessante e apelativo. 

Como cheguei a mencionar anteriormente, porque esta escolha é uma repetição, este filme tem uma certa calma, um sossego aterrador, uma quietude que sabemos estar presa por um fio muito ténue que quebrará a qualquer momento. Há um isolamento assustador e somos empurrados para um jogo psicológico doentio. É um clássico que vale a pena ver, mesmo para os não apreciadores deste género, como eu.

A minha escolha, The Shining (1980).

1 comentário:

  1. Ora aqui está uma categoria que acho que sentiria dificuldade em preencher. Acho que só devo ter visto uns dois ou três filmes de terror na vida, sendo que um deles foi o Saw (que era mais nojento do que assustador) e outro foi Sexta-Feira 13 (em que vi porque causa do Padalecki, obvi hihihi), e onde me assustei mais com um cão do que com o filme em si :P

    ResponderEliminar