5 de novembro de 2015

Day 06 - Your Favorite Comedy Movie

Escolher um filme de comédia é por um lado fácil e por um lado difícil. Não sou pessoa que aprecie muito comédias, maioritariamente, porque considero que há dois tipos, aquelas que apelam a um humor refinado, piadas com gosto, e há aquelas que pura e simplesmente são estúpidas. Eu não digo que as ditas comédias estúpidas não sirvam para uma pessoa dar umas gargalhadas mas às vezes é demais e rir do estúpido tem piada as primeiras vezes e depois é simplesmente ridículo. Não me é habitual pagar um bilhete de cinema para ir ver uma comédia que não seja minimamente perspicaz. O que quero com isto dizer é que apesar de as ditas "comédias de Domingo à tarde" serem realmente boas para isso mesmo, passar o Domingo à tarde, além disso não lhes presto mais atenção.

A parte difícil de escolher uma comédia favorita assenta no facto de não ter vistos muitas comédias que me tenham agradado completamente. A parte fácil vai mais ou menos pelo mesmo caminho, como não vi muitas as escolhas são limitadas e é mais fácil. Sorte a minha que tive o prazer de ver algumas comédias (com crime e drama à mistura) que realmente apelaram ao meu sentido mais cómico. Neste género sou mais apreciadora da comédia algo mórbida e de um humor mais negro. E quem melhor para transpor humor negro ao grande ecrã do que os irmãos Coen?

A minha escolha recai naquele que foi, provavelmente, o primeiro (ou dos primeiros) filme dos irmãos Coen que vi, por sugestão de um familiar, e realmente só me arrependo de não o ter feito mais cedo. Como disse anteriormente este é um filme inteligente e divertido. E quanto mais vezes o virem ainda mais divertido se torna. É um comédia diferente, não o filme que grita "olha sou engraçado, não sou?". Não é preciso ser evidente nem literal, e é isso que aprecio tanto neste filme. Além disso este é também um clássico que sabe sempre bem rever vezes sem conta. Haveriam outros filmes dos irmãos Coen que também caiam bem nesta categoria mas não me sinto errada quando digo que este é o mais especial, mais bem pensado, mais inteligente e a certo ponto, mais divertido.

Para 117 minutos de categoria, a minha sugestão: The Big Lebowski (1998).

Sem comentários:

Enviar um comentário