12 de novembro de 2015

Leituras: Nicholas Sparks - See Me

Bem, por onde começo?

Primeiro talvez por dizer que falar de livros há-de ser algo frequente porque, geralmente, quando acabo um já tenho outro para começar a ler. E assim é hoje também já que ontem acabei de ler o mais recente romance do Nicholas Sparks, See Me, e já tenho um novo livro aqui na secretária para começar a ler.

Segundo, vamos ao que interessa. Não sou ávida leitora dos livros do Nicholas Sparks por se tratarem de histórias de amor, ou pelo menos, no geral resumem-se a isso, sendo que é algo que não me seduz muito. No entanto nada se pode tirar à maneira como escreve, como descreve e como relata acontecimentos tornando a sua leitura bastante agradável. Desta vez, aconselhada por uma querida amiga, resolvi desviar-me por uns dias das minhas leituras policiais e dedicar-me a algo mais suave. Contudo, de suave este livro tem muito pouco e aqui aproveito já para dizer que este deve ser dos livros de Nicholas Sparks (dos que eu li) que mais me interessou e mais gostei.

Este não é um livro inteiramente dedicado ao amor e ao romance e a duas pessoas que se conhecem e se apaixonam. Certo que isso também lá está mas há algo mais. Além disso a história de amor relatada no livro não é para mim evidente, é um work in progress e é algo que acontece por acaso. Quero com isto dizer que ao contrário da percepção com outros livros, as personagens deste livro não se queriam apaixonar, não era algo essencial na vida deles, não andavam à procura disso, simplesmente aconteceu. Por outro lado, depois de ler o prólogo qualquer pessoa percebe que Nicholas Sparks vai às profundas marés dos distúrbios mentais e traz de lá personagens com comportamentos distorcidos, com realidades paralelas e que, logo no inicio, me fez crer que esta não era mais uma história de amor.

E assim foi. Por entre perseguições, fanatismo, obsessão, sede de vingança e também, amor claro, este é um livro bastante interessante porque de certa maneira relata uma grande realidade, o fim da privacidade por via das redes sociais. Quando usadas sem consciência, são uma óptima fonte de informação e são um livro aberto para a vida pessoal de cada um. Não há como não saber onde fulano está, a fazer o quê e com quem. Isto é algo muito actual e deste ponto de vista, este novo livro de Nicholas Sparks pode até ser educativo. Além disso toda a história que se desenvolve é muito consistente, é apelativa, algo aterradora também, mas bem real e com vários pormenores deixados aqui e ali que no fim voltam à superfície e fazem verdadeiro sentido.

Gostei da leitura e gostei da semana em que este livro me acompanhou por isso aconselho a sua leitura, mesmo para quem, tal como eu, não é um amante de livros deste género. Este é diferente, prometo!

1 comentário:

  1. hihi
    Fico muiiiiito contente por teres gostado desta minha recomendação! :) eu sei que ao inicio o romance não te estava a cheirar bem mas realmente o desenrolar da história é bastante diferente dos restantes livros dele e eu também gostei muito! Apesar de o final poder ter sido mais tchanan e não tão acabado-a-despachar mas váaaaa.

    ResponderEliminar